segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Atestados de Antecedentes pela Internet

Arranjou um trabalho e precisa apresentar um atestado de antecedentes criminais para ser registrado na empresa?
Não se preocupe, porque o documento que certifica a ficha limpa na polícia pode ser retirado na hora pela página da Secretaria do Estado de Segurança Pública na internet (www.ssp.sp.gov.br). A coluna avaliou o site e os serviços online oferecidos à população.
A página é de fácil entendimento. Para retirar o atestado de antecedentes criminais, basta fornecer o nome completo, filiação, data de nascimento, número do RG e a data de expedição do documento. Em poucos segundos, o atestado é gerado é fica disponível para consulta e ser impresso.Vale lembrar, no entanto, que a pesquisa só pode ser feitas por pessoas que tenham documentos expedidos pelo Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IRGD), ligada à Secretaria do Estado de Segurança Pública de São Paulo (SSP).
Pelo site da secretaria, é possível também registrar boletins de ocorrência.
Para facilitar a vida do cidadão, a Delegacia Eletrônica disponibiliza os links para furto de veículos, furto ou perda de documentos e celular, desaparecimento ou localização de uma pessoa. Para furto de veículo, a Delegacia Eletrônica promete que um policial entre em contato com o declarante, que pode ou não ser a vítima, em no máximo uma hora. Nos demais casos, incluindo os de desaparecimento de pessoas, o tempo em que o contato será feito não é especificado na página. Uma informação importante: quem faz o BO on-line não pode perder o número do protocolo fornecido. Isso porque só com ele é possível consultar o registro policial. A coluna tentou acessar uma BO de furto de celular realizado no dia 24 de dezembro do ano passado, mas, mesmo informando o número do CPF da vítima, sem protocolo, não conseguiu. A página permite ainda consultar multas do Detran e de pontos na carteira de habilitação. Também de forma prática e rápida.
ELES RESPONDEMBO on-line vai para delegacia
A titular da delegacia eletrônica, Cristina Bonilha, informou que essa unidade é responsável pelo registro dos boletins de ocorrência on-line. Segundo ela, cerca de uma hora após o usuário registrar a ocorrência, um policial da delegacia eletrônica entra em contato para confirmar os dados e finalizar o processo. Depois desse trâmite, o caso é encaminhado à delegacia da área, que prossegue com as investigações. Em caso de perda do número do protocolo, o usuário deve entrar em contato com a delegacia eletrônica e comunicar o ocorrido por meio de telefone ou e-mail.A Delegacia Eletrônica ainda divulga fotos de pessoas desaparecidas e de procurados pela Justiça. E informa o telefone do Disque-Denúncia, que funciona 24 por dia. Na capital e região metropolitana, o telefone é 181. Na região de Campinas, o telefone é (19) 3236-3040 (19) 3236-3040 . Para o resto do estado, basta ligar 0800-156315.
Em-agosto, a página da Secretaria de Segurança , recebeu, em média, 45.549 visitas diárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário